Porque temos consciência de que o modo de produzir bens, no mundo, nomeadamente, a roupa, precisa mudar urgentemente por razões ambientais, sociais e éticas.
![]() |
![]() |
A indústria têxtil é considerada uma das mais poluentes, desde a produção, fabrico, transporte e uso (lavar, secar e engomar).
Os impactos ambientais sentem-se sobretudo ao nível do consumo de água, da erosão dos solos, da emissão de CO2 e dos resíduos e desperdícios resultantes. E os impactos também são sociais, para ser competitiva e vender cada vez mais barato, a indústria têxtil localiza a sua produção em países com baixo custo de mão-de-obra e com leis laborais pouco exigentes, revelando condições laborais precárias, insegurança no trabalho, abusos e violência.
As roupas normalmente são feitas para serem extremamente baratas, a consequência disso é a baixa qualidade, durabilidade e sustentabilidade.
![]() |
![]() |
________________________________________________________________________________________________________
A nossa história
![]() |
![]() |
A marca Ana Brito Design apareceu há 10 anos atrás, quando Ana Brito, após ter terminado o curso técnico de design de moda, começou a experimentar vender as suas criações. Sempre com o foco em produções artesanais em pequena escala com tiragem limitada de peças. As coisas foram evoluindo, as preocupações com o meio ambiente aumentaram mas o conceito continua o mesmo, Peças únicas para pessoas únicas!
Durante oito anos, Ana Brito recebeu os seus clientes de forma personalizada na sua loja em Lisboa, onde conheceu pessoas de todo o mundo que a apoiaram e inspiraram. Apesar da experiência positiva e enriquecedora, Ana acabou por perceber que para continuar focada na criação e produção, teria de optar por manter apenas um atelier, colocando depois a sua roupa à venda noutras lojas, mercados de criadores e sempre privilegiando o contacto direto com o público. Agora estende a sua presença e projeção com a sua loja on-line.
Processo de produção
O processo começa na escolha de materiais cada vez mais selectiva pela sua textura, pelas cores, tipo de fibra e qualidade dos tecidos. Após estudar o comportamento de cada material, começa o processo de criação e desenvolvimento de protótipos e testes de aceitação no mercado.
Compra de materiais
Os materiais são comprados em fornecedores de tecidos de lojas fisicas, on-line e restos de stock/ de fábricas de outras marcas, chamados deadstock, o que permite que a pegada ecológica seja consideravelmente reduzida. A quantidade de metros de tecidos adquirida é sempre limitada devido à dimensão da capacidade da marca, o que permite criar peças exclusivas.
Materiais
------------------------------LINHO------------------------------
O linho é uma planta herbácea que chega a atingir um metro de altura e pertence à família das lináceas . Abrange um certo número de subespécies, integradas por botânicos com o nome de Linum usitatissimum L.. Compõe-se basicamente de uma substância fibrosa, da qual se extraem as fibras longas para a fabricação de tecidos e de uma substância lenhosa, logo, também é um tecido ecológico, 100% biodegradável e não deixa resíduos.
A produção e o cultivo da fibra tem um altíssimo custo, e por isso a indústria muita vezes mistura a fibra de linho com outras como: o algodão, a lã e a viscose. Porém a nobreza de um tecido de linho puro é única, inegável e inquestionável.
Características:
- Brilhante e flexível.
- Possui baixa elasticidade, não deforma com facilidade
- Possui grande resistência à tração.
- É mais resistente molhado do que seco
- Altamente absorvente, pode absorver até cerca de 20% do seu peso.
- Seca rapidamente.
- Termo-regulável
- Protege contra a radiação UV
- Antialérgico
- antifungicida
- Antibacteriano
- Resistente ao desgaste e à abrasão.
- Depois de cada lavagem de roupa, o tecido fica mais forte e com melhor
aparência
------------------------------ALGODÃO------------------------------
O algodão é uma fibra branca (esbranquiçada) que cresce à volta das sementes de algumas espécies do gênero Gossypium , família Malvaceae. Desde o final da última Era glaciar os tecidos já eram confeccionados com algodão. A fibra utilizada frequentemente é fiada em fio compacto e utilizada para fazer tecidos A fibra do algodão não traz fortes impactos ambientais é biodegradável no meio ambiente , uma vez que o seu material é orgânico , e leva cerca de três meses apenas para se decompor completamente.O conforto e a qualidade do algodão devem-se à sua forma torcida ou enrolada, adquirida sempre na hora da fiação. É durável e apto a resistir a todos os tipos de clima.
Em climas frios, serve como isolante térmico e protege rigorosamente contra temperaturas baixas. O tecido do algodão possui alta capacidade de absorção e tingimento, sem contar que pode ser lavado e engomado sem muita preocupação.
Características:
- Suave e confortável.
- Fácil manutenção
- Secagem rápida
- Hidrofílico, o que significa que o algodão têm excelente capacidade de absorção. As roupas feitas de algodão absorvem o suor, mantendo, assim, um maior conforto.
- Pode ser misturado com qualquer outro tipo de fibra.
- A mistura de algodão também dá elasticidade e propriedades únicas à peça.
- O tecido 100% algodão cru tem brilho fosco agradável.
- Hipoalergénico, o que significa que tem uma baixa tendência para provocar reações alérgicas.
------------------------------LÃ------------------------------
O tecido feito de lã serve como isolante térmico, não aquece tanto sob o sol (mantém a temperatura do corpo em média 5 a 8 graus mais baixa em comparação com tecidos sintéticos expostos ao sol), "respira" no corpo, é naturalmente elástico, portanto mais confortável e não amarrota. A lã é uma fibra macia e ondulada,devido a essa ondulação, ela possui uma elasticidade natural e uma resistência maior que outras fibras naturais. Existem vários tipos de lã, consuante a especie do animal e zona de onde provém. Normalmente, em Portugal temos a lã de ovelha a mais conhecida e utilizada, uma vez que é extremamente versátil, disponível, e seu uso já é tradicional.
Características:
- a cor da lã natural varia entre os tons de branco, amarelado, castanho, cinzento e preto
- resistente à torção devido à sua elasticidade
- é um excelente isolante térmico devido à presença da keratina;
- não amarrota facilmente,
- tem baixa resistência ao atrito;
- por ser natural pode ser atacada por traças, inseto e fungos;
- não resiste a produtos químicos;
- tem boa absorção de calor,
- se forçada pode deformar, como deixar a peça pendurada em cabide.
------------------------------VISCOSE------------------------------
A Viscose é uma fibra artificial de celulose , fabricada a partir de cavacos de madeira de árvores pouco resinosas ou do línter da semente do algodão . É formada uma pasta celulósica por extrusão em fieiras e com o contacto de outras soluções é feita a fibra.
Características:
- não precisa de lavagens muito longas;
- Macia e agradável para o verão; absorve bem a humidade e a transpiração;
- torna-se pouco resistente quando molhada; encolhe e amarrota com facilidade contudo são fáceis de engomar;
- Semelhante ao algodão, porém possui melhor toque, caimento, cor mais intensa, melhor textura;
- Baixa resistência à luz ultravioleta (amarela facilmente).
------------------------------DEADSTOCK------------------------------
São tecidos, naturais e sintéticos, que sobraram da confecção de colecções passadas nas fabricas texteis de vestuário e confecção certificadas ou empresas que fazem liquidação de stock porque vão fechar. Em vez de estes tecidos irem para aterros são vendidos e reaproveitados, sempre em pequenas quantidades porque são sobras. Poderão ter alguns defeitos e outros problemas, por essa razão existe uma criteriosa selecção e controlo da qualidade dos mesmos.
Desta forma tornamos a nossa marca mais sustentável e transparente.